O Esporte Clube Bahia voltará a disputar a Copa Libertadores depois de 35 anos. A classificação foi confirmada neste domingo ao vencer o Atlético-GO, por 2 a 0, diante de quase 49 mil torcedores na Arena Fonte Nova. Os gols foram marcados por Thaciano e Lucho Rodríguez (pênalti).
O Esquadrão fez um esforço enorme para não se classificar, ficou sete jogos seguidos sem vencer no segundo turno, mas chegou na última rodada dependendo apenas de si e fez o dever de casa, encerrando a competição na 8ª colocação, com 50 pontos, sua melhor campanha na era dos pontos corridos.
Com a classificação do Bahia, o Nordeste terá dois times na Copa Libertadores pela primeira vez na sua história. O Fortaleza fechou no 4º lugar e garantiu vaga direta para a fase de grupos. Já o Tricolor Baiano terá que disputar a fase preliminar, com dois mata-matas, para garantir vaga na fase de grupos.
O Bahia disputou a Copa Libertadores três vezes, nas edições 1960, 1964 e 1989. Já o Leão do Pici participou em 2022 e 2023, e vai para a terceira participação em 2025. Neste ano, disputou a Copa Sul-Americana. O Sport representou o Nordeste nas edições 1988 e 2009 do torneio continental, enquanto o Náutico jogou a Libertadores em 1968.

