O Esporte Clube Bahia vem disputando Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, mas também com o pensamento na grande decisão contra o The Strongest, pela Pré-Libertadores. O técnico Rogério Ceni revelou estratégias de fisiologia para suportar a altitude de La Paz no jogo de ida.
A delegação viajará em um voo fretado e ficará o menor tempo possível na Bolívia. Para se adaptar ao local, teria que chegar de 8 a 10 dias de antecedência, o que foi descartado, inclusive há algum tempo. O elenco chegará em Santa Cruz de La Sierra poucas horas antes do jogo para ter o menor efeito possível.
“Está sendo feita uma preparação pós-treino, pós-jogo, com máscaras, tudo, para tentar simular um pouco da perda de oxigênio. Não sei se funciona ou não, não tive a experiência. Se ganha funciona, se não ganha não funciona. Vamos chegar em cima da hora do jogo, vamos ficar provavelmente em Santa Cruz de La Sierra, onde pousamos e chegamos poucas horas antes do jogo para ter o menor efeito possível”, disse.
“Algumas vezes já joguei, e uma vez fiquei, dá dor de cabeça. Devemos chegar bem próximos ao jogo, fazer o jogo e voltarmos. Concentrar no jogo em si. Mas a estratégia, todas que fiz foi assim e o clube optou ser assim. Na volta, a gente faz uma parada técnica em Santa Cruz de La Sierra e volta direto para Salvador”.
O duelo de ida entre The Strongest e Bahia, marcado para o dia 18 de fevereiro, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, que fica a 3.650 metros acima do nível do mar, sétimo estádio mais alto do mundo. A partida de volta acontece no dia 25 de fevereiro, uma terça-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova. Quem avançar de Bahia e The Strongest, enfrenta na 3ª fase o vencedor do confronto entre Ñublense-CHI e Boston River-URU.

