O Esporte Clube Bahia venceu o Boston River, na noite desta quinta-feira, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e garantiu classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores 2025. Na entrevista após o jogo, o técnico Rogério Ceni enalteceu a classificação para o principal torneio de clubes do continente e lembrou da caminhada do clube, que quase foi rebaixado em 2023 e hoje disputa a Libertadores.
“Fico muito feliz. É um jogo que não foi jogado só nos 90 minutos. É um jogo que vem desde dezembro de 2023, quando pouca gente acreditava que a gente estaria na Série A em 2024. É um jogo de resiliência de muita gente que passou por aqui, desde os gols de Cauly, Thaciano, Ademir, que mantiveram a gente na primeira divisão. Ano passado, os gols de Thaciano e Lucho que nos deram a classificação. Em 14 meses saímos de quase rebaixado para a Libertadores. Isso é sinônimo de melhoria e sucesso. Muita alegria hoje, mas agora vamos começar a nos preparar para o que vem”, disse.
“Acho que é o máximo que um clube pode ter na América do Sul. É especial para todos que trabalham aqui. Acho que isso mostra a força do Grupo City no mundo. Fico contente, é uma resposta muito rápida. Chegar é difícil, mas se manter é bem mais. Então temos que entender os pontos que precisamos melhorar. O jogo da Libertadores é muito pesado, não tem jogo fácil. Você vê um gigante do futebol brasileiro ficar fora da fase de grupos. Olha como o Boston River mudou em uma semana, veio com outra postura, jogou, tentou, dificultou muito nossa vida”.
Ceni analisou a partida. “Importante pontuar o quanto o campo influencia. O gramado é fundamental para você entrar na área do adversário. Lá a gente teve cinco finalizações. Hoje o volume de jogo foi outro. A condição de grama boa faz o time com qualidade chegar mais vezes. A gente teve que arriscar na bola parada. Entendemos que sofreríamos menos escanteios. Então arriscamos mais por estar dentro de casa. Não é sempre que vamos conseguir arriscar só com dois zagueiros, mas hoje era um dia necessário. Por isso Gilberto começou. O jogo aéreo é fundamental hoje em dia. Quero destacar também os dois jogos sem sofrer gols. Não sofrer gols na Libertadores é muito importante”.
Agora o Esporte Clube Bahia volta o seu foco para a final do Campeonato Baiano. O jogo de ida contra o arquirrival Vitória está marcado para domingo (16), às 18h, na Arena Fonte Nova. A partida de volta será no domingo seguinte, 23, às 16h, no Estádio Manoel Barradas.

