O Esporte Clube Vitória conseguiu um ponto precioso ao empatar com o Fluminense, por 1 a 1, no Estádio do Maracanã, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol marcado por Lucas Braga nos minutos finais garantiu o Leão fora da zona de rebaixamento por mais uma rodada, porém, o técnico Thiago Carpini frisou que o importante mesmo é estar fora do Z-4 na 38ª rodada.
“Temos encontrado um caminho. Existem deslizes, tropeços, mas temos convicção no que está sendo proposto […] Essa questão de estar fora da zona de rebaixamento é importante, mas precisamos estar fora é na 38ª rodada. Espero que esse ano a gente sofra menos, mas sabemos o nível e dificuldade da competição”, disse o treinador.
O treinador falou sobre a preocupação com o calendário e desgaste do elenco. “Minha preocupação é grande pela sequência, muito dura e difícil que vem pela frente. Vamos discutir o planejamento internamente, a conta física vai chegar. Vamos completar a 30ª partida da temporada, e exigir esse comportamento em todos os jogos é impossível”.
Carpini elogiou o comportamento da equipe que, segundo ele, vem desde a partida contra o Flamengo. “O Vitória tem esse comportamento desde o jogo contra o Flamengo. Às vezes atrelam o comportamento ao resultado, e eu não vejo dessa maneira. Contra o Flamengo a gente poderia ter vencido a partida. A gente vem construindo um comportamento coletivo de competitividade desde aquele jogo. A virada de chave não começou contra o Fortaleza só porque vencemos o jogo. Eu analiso futebol diferente”.

