Ex-atacante do Bahia conquista título na Hungria e mira futebol espanhol

Ex-atacante do Bahia conquista título na Hungria e mira futebol espanhol

Antes de chegar ao Ferencvários, em agosto de 2024, Saldanha estava no Partizan, da Sérvia.

Ex-atacante do Bahia conquista título na Hungria e mira futebol espanhol
Foto: Divulgação/ Twitter Ferencvaros

O atacante Matheus Saldanha, ex-Bahia, está na sua terceira temporada no futebol europeu, e atualmente como um dos destaques do Ferencváros, da Hungria. Recentemente, o jogador de 25 anos conquistou o primeiro título nacional da carreira e a classificação os para play-offs da próxima edição da Liga dos Campeões.

Antes de chegar ao Ferencvários, em agosto de 2024, Saldanha estava no Partizan, da Sérvia. Somando as participações nos dois clubes, nessa temporada, o atacante disputou 37 partidas, marcou 17 gols e deu 3 assistências. Além do título nacional, o brasileiro foi vice-campeão da Copa da Hungria e chegou aos play-offs da Liga Europa.

Em entrevista ao ge.globo, Saldanha falou sobre esse período no futebol europeu. “Na Sérvia eu já estava um pouco mais adaptado, vim de um ano e pouco lá e estava aprendendo um pouco do idioma sérvio. Acho que o húngaro é bem mais difícil de entender, e na Sérvia tinha mais brasileiros, não no clube, mas no dia a dia, para me auxiliar, para me ensinar a aprender sérvio. Então na Sérvia o dia a dia era um pouco mais fácil. E também o frio, a adaptação precisa ser um pouco mais forte. Eu pego aquelas pomadas, coloco no pé, passo na mão, uso luva, tudo, para tentar esquentar”.

“Mas graças a Deus as coisas correram bem, a gente conseguiu sair campeão, consegui fazer meus gols, ajudar meus companheiros, que é o mais importante. Então eu falo que foi uma temporada boa, não foi ainda uma espetacular, da forma que eu queria, mas foi uma temporada boa com gols e especial para mim”, afirmou.

No início de 2025, Saldanha teve seu nome ligado ao Flamengo. Ele disse que as conversas não avançaram com o clube carioca, e revelou que pretende seguir na Europa e um dia chegar ao futebol espanhol.

“Teve umas especulações, na época, do Flamengo, de alguns outros lugares, mas acabou que não aconteceu. Mas hoje eu não penso [em voltar ao Brasil]. Pretendo ainda seguir um pouco pelo lado da Europa ainda, ver se eu consigo aumentar esse sonhos que eu tenho, que é de chegar na Espanha”, disse.

“Eu tenho muito esse desejo de jogar no campeonato espanhol, só que ainda não idealizei nenhum clube. Mas eu acho que na Espanha seria um lugar em que eu ia me adaptar mais fácil também, até pela língua. Pelo campeonato também, que é um futebol mais técnico. Eu acho que é onde eu me encaixaria bem. Caso não acontecer, com certeza, é voltar pro Brasil, ficar perto dos meus amigos, da minha família, sem o frio. É o lugar que todo mundo quer estar”.

Natural de Uberaba, interior de Minas Gerais, Matheus Bonifacio Saldanha Marinho foi contratado pelo Esporte Clube Bahia em 2018, após chamar a atenção na divisão de base do Osasco Audax. Inicialmente atuou pelo time sub-20 e também fez parte do elenco sub-23 que disputou e conquistou o Campeonato Baiano em 2020. Foram 12 jogos no Estadual e um gol marcado.

Saldanha foi promovido ao elenco principal após o fim da equipe de transição, e entrou em campo 22 vezes, entre Sul-Americana, Série A e Copa do Nordeste, marcando 2 gols no Brasileirão. Em 2021, foi emprestado ao JEF United, do Japão, e acabou ficando em definitivo. Depois ele atuou por Chengdu Rongcheng FC (China) e Neftchi (Azerbaijão), Partizan (Sérvia), antes de chegar ao Ferencváros, da Hungria.

Deixe seu comentário

Autor(a)

mm

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com