Considerado uma joia da divisão de base do Esporte Clube Bahia, o atacante Ruan Pablo virou alvo do Flamengo, que tentou a contratação insistentemente a contratação do jogador de 16 anos, porém, o Tricolor recusou as investidas e não pretende negociar com um clube do futebol brasileiro. A informação é do canal “Bara Bahêa”. A multa rescisória é de de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão).
Nascido e criado no bairro Itinga, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, Ruan Pablo chegou ao Bahia em 2019, e mesmo com 16 anos, já atuava pelo time sub-20. A estreia pelo time profissional foi em 24 de julho de 2024, entrando no fim do jogo contra o Atlético-GO, pela Série A. Em 2025, ele vem ganhando mais oportunidades, e disputou 10 partidas, com um gol marcado. O tento anotado foi no triunfo de 3 a 1 sobre o Jequié, pelo Campeonato Baiano.
Ruan Pablo se tornou o jogador mais novo a marcar um gol pelo time principal do Bahia (16 anos e 190 dias), superando Beijoca, e também é o mais jovem a entrar em campo com a camisa tricolor (estreou com 16 anos e um dia). Convocado com frequência para as seleções de base, o atacante foi artilheiro do do Sul-Americano Sub-16, pela Seleção Brasileira.
O jogador participou de parte da pré-temporada do Bahia em Manchester, na Inglaterra, no início do ano, e também fez um intercâmbio na divisão de base do Manchester City.

