O atacante Matheus Saldanha, com passagem pelo Esporte Clube Bahia, deixou Ferencváros, da Hungria, e acertou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes. A venda foi concretizada por 5 milhões de euros (R$ 32 milhões). O jogador de 25 anos foi adquirido por 3 milhões de euros (R$ 19,5 milhões) pelo time húngaro e se destacou com 11 gols marcados em 33 jogos.
Natural de Uberaba, interior de Minas Gerais, Matheus Bonifacio Saldanha Marinho foi contratado pelo Esporte Clube Bahia em 2018, após chamar a atenção na divisão de base do Osasco Audax. Inicialmente atuou pelo time sub-20 e também fez parte do elenco sub-23 que disputou e conquistou o Campeonato Baiano em 2020. Foram 12 jogos no Estadual e um gol marcado.
Saldanha foi promovido ao elenco principal após o fim da equipe de transição, e entrou em campo 22 vezes, entre Sul-Americana, Série A e Copa do Nordeste, marcando 2 gols no Brasileirão. Em 2021, foi emprestado ao JEF United, do Japão, e acabou ficando em definitivo. Depois ele atuou por Chengdu Rongcheng FC (China) e Neftchi (Azerbaijão), Partizan (Sérvia), antes de chegar ao Ferencváros, da Hungria.

