O Esporte Clube Bahia tem um tabu incômodo para tentar quebrar diante do Sport, neste sábado (02), às 16h, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão não vence o rival nordestino há 15 anos atuando em Recife e tem uma péssima lembrança do último encontro em solo pernambucano.
Em 2023, o Bahia foi até a Ilha do Retiro e tomou um atropelo de 6 a 0 pela 1ª fase da Copa do Nordeste. Na ocasião, o tricolor era treinado pelo português Renato Paiva. O destaque daquela partida foi Luciano Juba (hoje no Bahia). O lateral, que lá jogava como atacante, era o artilheiro do Sport e marcou dois gols, um deles cobrando falta. Jorginho, Vagner Love (2x) e Sabino completaram.
A última vez que venceu o Sport em Recife foi no dia 25 de setembro de 2010, quando aplicou 2 a 1, na Ilha do Retiro, pela 24ª rodada da Série B. O lateral-esquerdo Diego Corrêa e o meio-campista Morais marcaram os gols do triunfo tricolor, enquanto o volante Daniel Paulista descontou. De lá para cá, foram 11 confrontos, com três empates e oito derrotas do Tricolor.
No ano passado, os times se enfrentaram apenas uma vez, pela 1ª fase da Copa do Nordeste, e o Bahia venceu por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, com gols de Thaciano e Rafael Ratão. Gustavo Coutinho descontou.

