Em entrevista aos canais Panorama Rubro-Negro e Resenha do Leão, o presidente Fábio Mota revelou mudanças na arbitragem para a temporada 2026, que foram definidas em reunião entre a CBF e os clubes. De acordo com o mandatário, os árbitros serão contratados e remunerados apenas para apitar, e existirá um órgão fiscalizador que dará nota aos árbitros a cada jogo. Além disso, será criadas divisões (Série A, B, C), onde os árbitros piores avaliados serão rebaixados ao final da temporada.
“Uma coisa que a gente está vendo avançar muito no futebol brasileiro para o ano que vem é a questão da arbitragem. Nós vamos ter aquela bandeira que eu sempre levantava do fair play da arbitragem, arbitragem profissional. Os árbitros serão contratados e remunerados só para ser árbitro, uma coisa importante que eu achei, vamos ter duas divisões, árbitros de Série A e de Série B. Vai ter um órgão específico, a CBF vai criar um órgão para gerir a arbitragem, e esse órgão vai ser responsável para dar nota dos árbitros quando chegar no fim da temporada”, disse.
“O árbitro que for ruim vai ser rebaixado para a Série B, o da Série B que for ruim vai ser rebaixado para a Série C, o que for bom sobe da C para B e da B para A. Isso vai ser de acordo com a atividade do dia a dia, ele passa a ser observado, passa a ter uma nota por partida, uma média por partida, e essa média não é dada só pela CBF. Envolvem os clubes, são vários jogos que vão dar essa nota”.

