Novo clube do futebol baiano, lançado na última semana, em evento no Centro Histórico de Barreiras, o Barreiras FC já apresentou sua diretoria, o diretor de futebol e o primeiro técnico da história do projeto, visando a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 2026 com foco no acesso à Série A.
O comando técnico ficará com Fahel Júnior, treinador experiente com carreira construída no Japão e no futebol brasileiro, campeão da Série A2 do Paulistão, especialista em projetos de acesso e reconstrução de equipes. A montagem do elenco começa em janeiro, com valorização de atletas da região do Oeste da Bahia e do Matopiba, além de contratações após o fim dos estaduais.
A cidade de Barreiras já fez parte do futebol profissional, e chegou disputar a elite do futebol baiano com o Barreiras Esporte Clube, que foi fundado em 2000 e disputou o Campeonato Baiano em 2002, após ser campeão da Série B no ano anterior. Porém, foi rebaixado novamente e, em 2004, já na terceira divisão, abandonou o futebol. O clube estava em situação jurídica inviável para o seu retorno, e por isso foi fundado uma nova agremiação.

