A caminho do São Paulo, o meia Cauly destacou o bom relacionamento que tem com Rogério Ceni e revelou que o treinador fez um pedido para que ele continuasse no Esporte Clube Bahia, no entanto, frisou que já tinha colocado na cabeça que precisava de uma experiência nova.
“Na verdade, a gente tava tendo uma conversa há algum tempo, quase dois meses, e eu acho que não sei o quanto ele estava envolvido, acho que a gente sempre teve um relacionamento muito bom, muito aberto, ele queria que eu ficasse, falou que queria que eu ficasse, que a gente brigasse e continuasse, só que na minha cabeça era isso que estava passando, que eu preciso de uma experiência nova, de uma aventura nova, e é isso”, disse o jogador.
Rogério Ceni sempre gostou do futebol de Cauly e chegou a afirmar que armava o time do Bahia pensando no camisa 8. Em 2023, o jogador chegou a receber uma proposta do Palmeiras, que foi recusada pelo Esquadrão. Em 2024 e 2025, ele teve uma queda de rendimento e perdeu espaço no time titular.
Natural de Porto Seguro (BA), Cauly Oliveira Souza fez praticamente toda a carreira na Europa. Surgiu nas divisões de base do FC Köln, da Alemanha, e passou também por SC Fortuna Köln, MSV Duisburg e SC Paderborn 07 no futebol alemão. Em 2019, se transferiu para o Ludogorets Razgrad, da Bulgária, onde atuou por quatro temporadas, com 114 jogos disputados, 26 gols marcados e 8 assistências.
O jogador foi contratado em definitivo pelo Bahia, junto ao Ludogorets Razgrad, da Bulgária, por cerca de R$ 13,8 milhões, e se destacou na primeira temporada pelo tricolor, em 2023, com 10 gols e 9 assistências em 47 jogos. Em 2024, o camisa 8 teve uma queda de rendimento e acabou perdendo a titularidade na reta final da Série A. Foram 62 jogos, com 9 gols e 9 assistências. Em 2025, ele atuou em 63 partidas, com 4 gols e 6 assistências.

