O Botafogo conquistou neste sábado o título inédito da Copa Libertadores da América ao superar o Atlético-MG por 3 a 1 mesmo jogando com 10 jogadores. E o terceiro gol, anotado nos acréscimos do segundo tempo, foi marcado pelo atacante baiano Júnior Santos, que tem uma história de vida de muita superação.
Nascido em Conceição de Jacuípe, na Bahia, Júnior Santos foi para Salvador com 20 anos sozinho para tentar ganhar a vida, mas nem pensou em jogador futebol. Aliás, o futebol era apenas um lazer. Ele foi para trabalhar como ajudante de pedreiro com um tio.
Aos poucos, Júnior foi se tornando uma estrela no futebol amador, e largou o trabalho de pedreiro. Chegou a jogar Intermunicipal, além de outros torneios amadores na Bahia. Apenas aos 23 anos, o atacante se tornou jogador profissional, sem ter feito base, começando a carreira no Osvaldo Cruz, à época na quarta divisão estadual.
Durante os testes no Ituano, o pai de Junior Santos, seu José Antonio, sofreu um AVC e ficou em situação complicada de saúde, quase fazendo o jogador abandonar o futebol. Em 2018, ele se destacou na Ponte Preta, marcando nove gols em 38 jogos na Série B. Ele chamou a atenção do Fortaleza e foi artilheiro e campeão da Copa do Nordeste de 2019, até que foi atuar no futebol japonês no segundo semestre.
Retornou ao futebol brasileiro em 2022 para defender o Botafogo por empréstimo, mas fez apenas 15 jogos e um gol marcado. O Alvinegro não chegou a um acordo com o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e acertou com o Fortaleza, disputando 8 jogos em 2023. Pouco utilizado por Vojvoda, o atacante foi negociado com Botafogo.
No ano passado, Junior Santos disputou 50 jogos, marcando 7 gols e dando 3 assistências, se tornando peça importante no time de Luís Castro. Em 2024, vem se destacando ainda mais, com 20 gols em 48 jogos. O atacante, que passou parte do ano lesionado, marcou seu nome na história do clube neste sábado, saindo do banco para marcar o terceiro gol na vitória por 3 a 1, que garantiu o título inédito da Copa Libertadores sobre o Atlético-MG. Além disso, terminou o torneio como artilheiro, com 10 gols.


