O atacante Rafael Ratão não faz mais parte do elenco do Esporte Clube Bahia. O jogador 29 anos recebeu uma proposta do Cerezo Osaka, do Japão, já se despediu e foi visto embarcando para apresentar ao novo clube. Os valores não foram revelados. O Esquadrão deve fazer o anúncio oficial a qualquer momento.
Como estava negociando sua saída desde ontem, o atacante não viajou com o elenco para Girona, na Espanha, onde o Bahia fará sua pré-temporada, utilizando o centro de treinamento do clube espanhol que pertence ao City Football Group. Em 2024, o atacante fez 36 jogos (29 como titular), marcou 6 gols e deu 2 assistências.
Natural de São Paulo, Rafael Rogério da Silva, mais conhecido como Rafael Ratão, surgiu nas divisões de base do São Paulo, mas se profissionalizou na Ponte Preta, em 2012. Rodou também no futebol brasileiro por clubes como Penapolense, Boa Esporte, Guaratinguetá, Náutico, Atlético Tubarão, Luverdense, Grêmio Novorizontino e Oeste.
Fora do país, passou pelo Albirex Niigata, do Japão, Chungju Hummel, da Coreia do Sul, Zorya, da Ucrânia, Slovan Bratislava, da Eslováquia. Em setembro de 2021, foi contratado pelo Toulouse, da França, onde disputou 62 jogos, com 19 gols marcados e 6 assistências, antes de ser comprado pelo Bahia, em julho de 2023, por R$ 13,3 milhões. Ao todo, disputou 54 jogos, com 10 gols e 4 assistências.

