O Ceará avançou nas negociações com o Esporte Clube Bahia para a permanência do lateral-esquerdo Matheus Bahia, que atuou no Vozão no ano passado por empréstimo, sendo peça importante na conquista do acesso à Série A, disputando 49 jogos, sendo 47 como titular, com 7 assistências.
De acordo com Gabrielle Gomes, do ge.globo, o Bahia deve emprestar o jogador ao Ceará até o fim de 2025, com opção de renovação por mais uma temporada. O empréstimo não tem ligação com a venda do atacante Erick Pulga, que já está em Salvador e custará R$ 18,8 milhões. No entanto, naturalmente que a boa relação após o acerto influenciou para a permanência de Matheus Bahia.
Natural de Salvador, Matheus Bahia Santos passou pelas divisões de base do Palmeiras e Athletico-PR antes de chegar ao Bahia, em 2018, inicialmente para reforçar o time sub-20. Em 2019, foi integrado ao elenco de transição, mas não ficou muito tempo e foi promovido ao elenco principal se tornando titular da equipe comandada pelo técnico Dado Cavalcanti.
Em 2020, disputou 15 jogos, 13 pelo Brasileirão e 2 pela Copa Sul-Americana. Em 2021, foram 51 partidas disputadas, 3 gols e 5 assistências. O lateral terminou 2021 em baixa e bastante criticado pela torcida, principalmente pelo pênalti cometido na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, que acabou rebaixado o Tricolor para Série B.
Ele iniciou 2022 como reserva, chegando a virar terceira opção, mas recuperou o bom futebol e reassumiu a titularidade, disputando 22 jogos. Em 2023, voltou a perder espaço por conta da concorrência. Foram 28 jogos, com uma assistência, sendo emprestado ao Ceará.

