Vitória e Grêmio vão travar uma disputa na Justiça pelo lateral-esquerdo Lucas Esteves. O clube gaúcho chegou a um acordo com o jogador e pagou a multa rescisória de 1 milhão de dólares (R$ 5,9 milhões), porém, a diretoria do Leão devolveu o dinheiro e ativou uma cláusula no contrato para manter o jogador de 24 anos.
O presidente Fábio Mota confirmou que no contrato tinha uma cláusula em que o Vitória poderia pagar 100 mil dólares caso algum clube pagasse a multa. Após devolver a quantia de R$ 5.926.600,00 ao Grêmio, o Leão fez o depósito na conta do atleta de 100 mil dólares.
Em nota, o Grêmio se posicionou sobre o caso e afirmou que cumpriu com os acordos. “O Grêmio entende que cumpriu com os acordos e encaminhamentos realizados com os dirigentes do Vitória. Tem isso documentado, inclusive. Tava tudo certo”
O Vitória não gostou da postura do Grêmio, e o presidente Fábio Mota afirmou que vai entrar com ação na CNRD alegando assédio do time gaúcho. “Esteves continua sendo jogador do Vitória até que se julgue a ação na Justiça. O Vitória entrará amanhã cedo com uma ação pesada, pedindo um monte de coisas. Agora é guerra”, disse o presidente.
Lucas Esteves chegou ao Vitória no início de 2024 e venceu a disputa pela titularidade com Patric Calmon, se firmando como titular da equipe comandada por Thiago Carpini. Ele fez 51 jogos pelo Leão (38 como titular), com 2 gols marcados e 4 assistências. Em 2025, entrou em campo três vezes.

