Após nove anos, o Esporte Clube Ypiranga está de volta ao futebol profissional. O clube confirmou que irá disputar a Série B do Campeonato Baiano em 2025, após a aprovação do projeto “Futebol de Base Ypiranga” na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permitindo a captação de recursos para a reestruturação do clube.
De acordo com informação do Bahia Notícias, o clube poderá captar até R$ 2.476.803,82 junto a empresas e pessoas físicas, que podem destinar parte de seus impostos para o projeto. O prazo de arrecadação se estende até 18 de dezembro de 2026. A verba captada será direcionada para investimentos no elenco profissional e na estrutura do clube.
Em maio do ano passado, o Esporte Clube Ypiranga anunciou um acordo com o grupo empresarial Squadra Sports, que pertence ao empresário Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia, para administrar o departamento de futebol do clube baiano pelos próximos 10 anos, podendo ser renovado por mais 10. A Squadra Sports também administra Londrina, Linense-SP, VF4-PB e Conquista.

