A Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) realizou, nesta sexta-feira (07), em São Paulo, a primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2025. Participaram da Assembleia: Bahia, Vitória, Brusque, Flamengo, Guarani, Palmeiras, Paysandu, Red Bull Bragantino, Remo e São Paulo. ABC, Atlético-MG, Grêmio, Sampaio Corrêa, Santos e Volta Redonda marcaram presença de forma online.
O Esporte Clube Vitória foi representado pelo presidente Fábio Mota, que demonstrou satisfação com as decisões que foram tomadas. “Foi mais uma reunião muito proveitosa. A Libra está no caminho certo, cada dia mais organizada e recebendo mais adesões de novo clubes”, destacou Fábio Mota.
De acordo com o clube, o encontro serviu para formalizar medidas em direção à união e fortalecimento do futebol brasileiro. Além de questões de organização interna, os 16 clubes aprovaram a criação de três comitês: Integração de Ligas, Negócios e Série B.
Com o objetivo de unir forças entre os 40 clubes participantes das Séries A e B, criou-se o Comitê de Integração de Ligas. O grupo de trabalho visa acelerar o debate sobre a criação de uma Liga unificada no Brasil. Pelo lado da Libra, as conversas serão lideradas por Palmeiras, Paysandu, Red Bull Bragantino e Santos.
Na mesma linha de divisão de trabalhos, foram criados o Comitê de Negócios e o Comitê da Série B. O primeiro será composto por Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Brusque e Bahia. Já o segundo contará com a participação de Paysandu, Remo e Volta Redonda.
O encontro contou com outras decisões importantes no que diz respeito ao organograma da Libra. Os membros votantes elegeram André Rocha, CEO do Red Bull Bragantino, para a vaga em vacância de representante legal. O dirigente do clube paulista passa a integrar o Conselho Gestor ao lado de Julio Casares, presidente do São Paulo, também representante legal. Para a vaga em vacância de suplente, Roger Aguilera, presidente do Paysandu, substitui Cláudio Gomes, mandatário do Brusque.
A Diretoria da Libra também receberá o reforço de Silvio Matos na qualidade de diretor executivo. O empresário se junta ao diretor jurídico André Sica e ao diretor financeiro Bruno Wegmann. Entre as principais atribuições do novo executivo está a de dar celeridade aos trabalhos dos comitês recém-criados. Silvio também irá atuar no âmbito comercial na negociação das vendas de direitos internacionais e betting.

