Rival do Esporte Clube Bahia na primeira fase da Pré-Libertadores, o The Strongest atravessa uma forte crise internamente, que tem revoltado os torcedores. A gestão do presidente Ronald Crespo vem sendo alvo de críticas e protestos. O mandatário perdeu as eleições em 2023, mas entrou com um recurso na Justiça e conseguiu retornar à presidência, após o candidato vencedor ser considerado inelegível.
As eleições foram disputadas em novembro de 2023, porém, após serem detectadas supostas irregularidades no processo de postulação à presidência de Héctor Montes, Crespo retornou ao cargo, mas vem sendo acusado de utilizar recursos e instalações do clube para motivos pessoais.
O mandatário teria permitido que Adrían Monje, membro do comitê do clube, utilizasse o complexo do The Strongest para realizar ensaios musicais e outros eventos privados. Ronald Crespo também é criticado pela escolha dos reforços, no entanto, o time terminou o Campeonato Boliviano na vice-liderança, garantindo a vaga para a Libertadores.
Em meio à crise interna, o The Strongest acertou a chegada do técnico brasileiro Antônio Carlos Zago, que comandou na última temporada o Bolívar, que é rival do The Strongest e administrado pelo City Football Group.

