Sem clube desde o fim do contrato com o Al-Jubail, da Arábia Saudita, o meia Vina pode estar retornando ao futebol brasileiro. Segundo informação do repórter Horácio Neto, da Rádio O POVO CBN, o jogador de 34 anos, com passagem pelo Bahia, negocia com o Ceará, onde viveu seu melhor momento na carreira. Ele aceitou uma redução salarial de 50% em relação ao pedido inicial.
O meia chegou a visitar a sede de Porangabuçu e esteve presente em um jogo do clube na Arena Castelão. Ídolo da torcida alvinegra, o meia disputou 168 jogos com a camisa do Ceará, contribuindo com 46 gols e 31 assistências. Vale lembrar que caso seja contratado, Vina não poderá reforçar o Ceará contra o Bahia, na semifinal da Copa do Nordeste.
Natural de Curitiba, Vinícius Goes Barbosa de Souza foi revelado no Paraná, e acumula passagens por Coritiba, Joinville, Tupi, Londrina, Esportivo, Náutico, Fluminense, Athletico-PR. Contratado pelo Bahia em 2017 após passagem conturbada pelo Furacão, Vinicius despontou na segunda temporada, em 2018.
Foi um dos destaques na conquista do Campeonato Baiano de 2018 ainda com Guto Ferreira, porém, com a chegada do técnico Enderson Moreira, perdeu espaço e acabou não tendo seu contrato renovado. No total, foram 87 jogos e marcou 16 gols marcados com a camisa tricolor.
Após deixar o Esquadrão, teve uma passagem rápida e apagada pelo Atlético-MG antes de chegar ao Ceará, onde viveu seu melhor momento na carreira, sendo o craque da Copa do Nordeste, artilheiro e líder em assistências do Vozão na temporada 2020, além de melhor meia do Brasileirão naquele ano. Ao todo, disputou 168 jogos pelo Vozão, com 46 gols marcados e 31 assistências. No início de 2023, trocou o Ceará pelo Grêmio, onde fez 28 jogos, marcando 4 gols, mas em julho de 2023, se transferiu para a Arábia Saudita, onde atuou por Al-Hazm e Al-Jubail.

