Mesmo enfrentando o pior time das oitavas de final da Copa do Brasil, o Esporte Clube Bahia se classificou com um pouco de dificuldade e correu riscos desnecessários. Com uma atuação ruim no jogo de ida, quando venceu por 3 a 2, na Fonte Nova, o Esquadrão teve um desempenho abaixo na volta, mas empatou com o Retrô por 0 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena Pernambuco, o que foi suficiente para garantir vaga nas quartas de final.
O Esquadrão vai conhecer o seu adversário em sorteio marcado para a próxima terça-feira (12), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a partir das 11h30. As quartas de final ocorrerão no fim de agosto e início de setembro. Os jogos de ida estão marcados para 26, 27 e 28 de agosto; a volta, para 9, 10 e 11 de setembro.
O primeiro tempo foi bem entediante. O Bahia teve mais de 70% de posse de bola, mas teve uma atuação apática e pouca incisiva, sem conseguir agredir o Retrô. A única grande chance veio já nos acréscimos, com Lucho Rodriguez finalizando cruzamento na pequena área para grande defesa de Volpi. Já o Retrô, mesmo passando quase todo o tempo na defesa, criou uma boa chance com Fialho, que soltou uma bomba para excelente defesa de Ronaldo.
No segundo tempo, o cenário se repetiu. O Bahia com mais posse de bola, mas com o mesmo marasmo do primeiro tempo. A primeira boa chance foi novamente com Lucho Rodríguez, que recebeu na área e de para para o gol, finalizou na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, o Retrô assustou após cruzamento na área e saída errada de Ronaldo.
Mas a grande oportunidade do time pernambucano foi aos 29 minutos, com Mascote, que ganhou na corrida da defesa e saiu de cara para Ronaldo, mas mandou para fora. O Bahia só voltou a criar algo aos 44 minutos, com Michel Araújo, finalizando da entrada da área por cima do gol. Aos 45, Jean Lucas arriscou de longe e carimbou o travessão.
O Esporte Clube Bahia volta a campo no sábado (09), às 21h, para enfrentar o Fluminense, na Arena Fonte Nova. O duelo é válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, a última do primeiro turno. Porém, vale frisar que o Esquadrão tem dois jogos a menos (contra Vasco e Internacional).
Jogos de volta das oitavas de final
Quarta-feira, 6 de agosto
19h00- Bragantino 0 x 1 Botafogo (ida: 0x2)
19h00- Atlético-MG 0 (4) x (3) 1 Flamengo (ida: 1×0)
19h30- Athletico-PR 1 x 0 São Paulo (ida: 1×2)
19h30- Retrô 0 x 0 Bahia (ida: 2×3)
21h30- Fluminense x Internacional (ida: 2×1)
21h30- Palmeiras x Corinthians (ida: 0x1)
Quinta-feira, 7 de agosto
20h00- Vasco x CSA (ida: 0x0)
21h00- CRB x Cruzeiro (ida: 0x0)

