Em busca da vaga inédita para a semifinal da Copa do Brasil, o Esporte Clube Bahia recebeu o Fluminense na noite desta quinta-feira (28), e não teve uma atuação como costuma ter dentro de casa, mas largou com vantagem no jogo de ida das quartas de final, vencendo por 1 a 0, diante de 43 mil torcedores na Arena Fonte Nova, com gol marcado pelo lateral Luciano Juba nos minutos finais do segundo tempo.
O duelo de volta entre Bahia e Fluminense acontecerá apenas após a Data Fifa, no dia 10 de setembro, às 19h, no Estádio do Maracanã. O Esquadrão joga pelo empate para ficar com a vaga na semifinal, enquanto o time carioca precisa vencer por dois gols de diferença para avançar ou por um gol para decidir nos pênaltis.
O Bahia começou melhor e chegou a carimbar a trave em cabeçada de Jean Lucas, porém, depois o time não conseguiu mais se encontrar em campo e passou a ser pressionado pelo Fluminense, que controlou o jogo a partir dos 20 minutos, mas também só teve uma chance clara com Canobbio, parando em ótima defesa de Ronaldo. Os visitantes chegaram a balançar a rede com Serna, mas o VAR anulou o gol por impedimento.
O Esquadrão voltou muito mal para o segundo tempo e quase tomou o gol nos minutos iniciais de pressão do Fluminense. Vendo que o time estava perdido em campo, Ceni resolveu mexer aos 8 minutos colocando Pulga e Lucho nos lugares de Kayky e Willian José, e o time conseguiu equilibrar a partida e quase abriu o placar com David Duarte cabeceando para boa defesa de Fábio.
Mas aos 40 minutos, Jean Lucas deu um lançamento antes do meio-campo para Luciano Juba, que cortou Guga e finalizou, a bola desviou e matou o goleiro Fábio. Dois minutos depois, Raphael Claus marcou pênalti para o Fluminense em finalização de Soteldo, mas o VAR chamou o árbitro porque Árias estava com o braço colado ao corpo, e ele voltou atrás na marcação. Nos minutos finais, o Flu pressionou, mas o Esquadrão também teve a chance de fazer o 2 a 0 com Pulga, mas desperdiçou.
O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é no domingo (31), às 18h30, diante do Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP). O duelo é válido pela 22ª rodada do Brasileirão. Depois disso, o Esquadrão tem as finais da Copa do Nordeste, contra o Confiança, nos dias 3 e 6 de setembro, no Batistão e Arena Fonte Nova, respectivamente.
Jogos de ida das quartas da Copa do Brasil
Quarta-feira, 27/08
19h30- Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro
21h30- Athletico-PR 0 x 1 Corinthians
21h30- Vasco 1 x 1 Botafogo
Quinta-feira, 28/08
19h30- Bahia 1 x 0 Fluminense

