Nesta terça-feira (16), a Fifa anunciou que vai distribuir um total de US$ 355 milhões (R$ 1,888 bilhão) entre os clubes que tiveram jogadores convocados por suas seleções para as disputas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
De acordo com a entidade, todos os times receberão uma quantia, mesmo que os convocados das eliminatórias não façam parte da lista final para o Mundial do ano que vem. Os times que tiveram convocados terão que se inscrever no chamado “Programa de Ajuda aos Clubes” para receber as quantias devidas.
“Trata-se de uma medida que aumenta a solidariedade e está destinada a proporcionar uma redistribuição de fundos mais justa e inclusive entre clubes de todo o mundo”, escreveu a organização.
O Bahia receberá uma quantia referente as convocações de três atletas. O Esquadrão foi representando por Jean Lucas, no Brasil, Luciano Rodríguez, pelo Uruguai, e Santiago Árias, na Colômbia.
“A nova edição do ‘Programa de Ajuda aos Clubes’ da Fifa para o ciclo da Copa-2026 dará um passo a mais e reconhecerá em termos econômicos a imensa contribuição que os clubes e jogadores de todo o mundo realizam para que a gente consiga celebrar as eliminatórias e a fase final do Mundial”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

