A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai anunciar nesta quarta-feira o calendário do futebol brasileiro 2026, que deverá ter muitas mudanças. O presidente da entidade, Samir Xaud, havia prometido realizar alterações com objetivo de amenizar o aperto no cronograma de jogos do país.
Entre as possíveis mudanças, estão a diminuição dos Estaduais de 16 para 11 datas, mais fases em confrontos de jogo único na Copa do Brasil, mudança no formato da Copa do Nordeste, mudança de formato e mais clubes na Copa Verde, e ampliação da Série D de 64 para 96 clubes.
A Copa do Brasil deve ter fases em jogo único, inclusive a final, possivelmente em campo neutro. Com o novo formato, as equipes da Série A entrariam na disputa a partir da fase de 16 avos (antes das oitavas). Existe uma discussão de que as fases iniciais também sejam disputadas confronto único.
A Copa do Nordeste deve ter um formato com 20 clubes divididos em quatro chaves. Já a criação de uma Série E foi descartada. Ao invés disso, a CBF vai ampliar da Série D de 64 para 96 clubes. A proposta, porém, dividiu os times envolvidos.

