Em reunião realizada nesta quinta-feira (18), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, os presidentes das federações nordestinas definiram o novo formato da Copa do Nordeste a partir de 2026. A proposta com as mudanças foi enviada para a diretoria de competições da CBF, que vai analisar e deve aprovar a fórmula.
O novo formato da Copa do Nordeste contaria com quatro grupos de cinco clubes cada, mas sem confrontos internos. Os times de um grupo enfrentariam as equipes da outra chave, em turno único, totalizando cinco jogos para cada equipe. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final. A fase eliminatória terá partidas de ida e volta, desde as quartas até a final, o que levará a competição a ocupar até 11 datas no calendário.
Dos 20 clubes, teremos dois representantes de cada Estado da região e mais uma vaga extra para Bahia e Ceará, federações com melhor ranqueamento nacional. Os participantes serão os campeões e vice-campeões de cada estadual, além do terceiro colocado dos campeonatos baiano e cearense. Sendo assim, o futebol baiano terá Bahia, Vitória e Jacuipense como representantes em 2026.
O diretor de competições da CBF, Júlio Avelar, recebeu a proposta e encaminhou para análise. A tendência é que o novo formato seja aceito. As questões comerciais e os direitos de transmissão continuarão sob responsabilidade da confederação.

