O Esporte Clube Bahia derrubou um tabu incômodo no último domingo ao vencer o Flamengo por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, com gol de Willian José. O Esquadrão não vencia o time carioca desde 2019 e vinha de doze derrotas seguidas. Além disso, foi a primeira vez que Rogério Ceni venceu o Flamengo como técnico. Antes ele tinha 16 jogos e 16 derrotas.
Com Rogério Ceni, o Bahia tem conseguido quebrar tabus históricos, como vencer pela primeira vez o Palmeiras no Allianz Parque, ao aplicar 1 a 0 com gol e Kayky. Além disso, o Esquadrão também venceu o Red Bull Bragantino pela primeira vez em Bragança Paulista, e conquistou o primeiro triunfo fora do território brasileiro na história da Libertadores.
Ceni também quebrou um tabu pessoal, vencendo o São Paulo pela primeira vez como treinador. No ano passado, o Bahia encerrou a Série A na 8ª colocação, melhor colocação do clube na era dos pontos corridos. Voltando um pouco no tempo, em 2023, o Tricolor aplicou 5 a 1 no Corinthians, conquistando a primeira vitória dentro da Néo Química Arena.
No Ba-Vi da próxima quinta-feira, Rogério Ceni pode quebrar mais um tabu com o Bahia. Em jogos da Série A, o Esquadrão nunca venceu o Vitória atuando no Estádio Manoel Barradas. A única vez que o Tricolor venceu o arquirrival como “visitante” foi em 1989, mas a partida foi realizada na Fonte Nova. Fora isso, foram 9 jogos com mando do Rubro-Negro, com três vitórias e seis empates.

