Apesar da situação caótica do Sport na Série A, o goleiro Gabriel Vasconcelos vem se destacando no time pernambucano desde a chegada, quando foi emprestado pelo Vitória em troca da vinda do goleiro Thiago Couto para Salvador. Com contrato até dezembro, o arqueiro de 33 anos não vai permanecer no Leão da Ilha para 2026, apesar do interesse da diretoria do Sport.
O presidente Fábio Mota já confirmou que Gabriel Vasconcelos retorna em 2026 para assumir a titularidade do gol do Vitória, já que Lucas Arcanjo será vendido. Gabriel tem contrato de três anos com o Vitória e apenas deixou o clube porque estava insatisfeito com a reserva.
“Não [existe possibilidade de permanecer no Sport]. Tem contrato de três anos. Voltará para ser nosso goleiro. A ideia é vender Lucas Arcanjo”, afirmou Fábio Mota em contrato ao portal NE45.
Na atual temporada, o jogador soma 14 partidas disputadas pelo Sport. Desde a chegada do técnico Daniel Paulista, Gabriel assumiu a titularidade e se tornou um dos pilares defensivos da equipe, superando o até então titular Caíque França. Antes da transferência, ele havia disputado seis partidas pelo Vitória.
Natural de Unaí (MG), Gabriel Vasconcellos Ferreira foi revelado nas divisões de base do Cruzeiro, mas antes de atuar pelo profissional, foi negociado com o Milan, da Itália, atuando apenas 7 jogos. O arqueiro tem uma vasta rodagem no futebol italiano, onde atuou de 2012 até 2022, passando por Carpi 1909, Napoli, Cagliari, Empoli, Perugia e Lecce.
O goleiro retornou ao futebol brasileiro em agosto de 2022, para atuar no Coritiba. Em duas temporadas, disputou 62 jogos. Em 2024, foi emprestado ao Juventude, disputando 46 partidas, todas como titular. Em 2025, foi contratado pelo Vitória por R$ 1 milhão para disputar posição com Lucas Arcanjo. Ele entrou em campo apenas 6 vezes (3 pelo Baianão, 2 pela Copa do Nordeste e 1 pela Série A).

