O Esporte Clube Vitória tem mais 11 decisões nessa temporada em busca da permanência na elite do futebol nacional e precisará dobrar o aproveitamento na reta final para conseguir evitar o rebaixamento. Para isso, será preciso começar pelo clássico Ba-Vi, nesta quinta-feira, marcado para 21h30, no Estádio Manoel Barradas.
Para conseguir a vitória, o Leão se apega ao retrospecto dentro de casa no clássico Ba-Vi. O Rubro-Negro jamais perdeu para o Bahia dentro do Barradão em jogos da Série A. Além disso, contando todas as competições, não é derrotado dentro de casa desde março de 2020.
A última vez que o Tricolor venceu o rival no Barradão foi pelo Campeonato Baiano de 2020, com os dois times jogando com o time de transição. A equipe, comandada por Dado Cavalcanti derrotou o Leão por 2 a 1, com gols de Anderson e Arthur Rezende (de falta nos acréscimos). Eron fez para o rubro-negro.
De lá para cá, o Bahia amargou três derrotas e três empates. Em 2021, perdeu por 1 a 0, pela 1ª fase da Copa do Nordeste. Em 2022, empate em 1 a 1 pela 1ª fase do Campeonato Baiano. Em 2024, foram dois jogos, ambos com vitória do rubro-negro por 3 a 2 e de virada, primeiro pela 1ª fase do Estadual e depois pelo jogo de ida da final, que deu ao Leão a vantagem de levantar a taça mesmo com o empate na volta.
Pela Série A de 2024, o Leão abriu 2 a 0, mas o Bahia buscou o empate em 2 a 2. Em 2025, pelo jogo de volta da final do Campeonato Baiano, o Bahia empatou por 1 a 1 e conquistou o título estadual. Claudinho abriu o placar, o Rubro-Negro sufocou, mas Kayky anotou nos acréscimos.
Se considerar apenas jogos com o time principal, o último triunfo do Bahia no Barradão foi em 2018, pela partida de volta da final do Campeonato Baiano. O Esquadrão, comandado por Guto Ferreira, venceu por 1 a 0, com gol do volante Elton, e conquistou o título estadual vencendo também na ida por 2 a 0.
Esse será o clássico de número 504 na história de 93 anos de uma das maiores rivalidades do futebol nordestino e nacional. Uma história que começou em 1932 e terá mais um capítulo para ser contado. Em 503 confrontos oficiais, o Bahia conquistou 196 triunfos, enquanto o Vitória contabiliza 153 vitórias. Tivemos também 154 empates. O time tricolor marcou 685 gols e os rubro-negros balançaram as redes 591 vezes.

