O Esporte Clube Bahia sofreu bastante com desfalques por lesão na temporada 2025, inclusive durante a disputa do Campeonato Brasileiro, quando teve uma maratona intensa, disputando quatro competições praticamente em simultâneo. No entanto, nessa reta final e decisiva da Série A, o Esquadrão ganhou reforços e chega com o departamento médico quase vazio.
Atualmente, o departamento médico do Bahia conta apenas com dois jogadores: o zagueiro Gabriel Xavier e o atacante Mateo Sanabria. Caio Alexandre, que se lesionou em agosto e se recuperou de séria lesão no reto femoral, voltou a treinar normalmente e tem retorno previsto para o jogo contra o Fortaleza, no dia 20, na Arena Fonte Nova.
Outros jogadores retornam essa semana, caso do atacante Kayky, que voltou a treinar normalmente na última quarta-feira depois de se recuperar de lesão. Já o lateral-direito Gilberto está na transição física e também deve reforçar o time contra o Fortaleza.
Gabriel Xavier também está na transição física, mas não tem prazo de retorno. Por outro lado, Mateo Sanabria não joga mais em 2025. O jogo com mais baixas foi justamente diante do Flamengo, onde o técnico Rogério Ceni não contou com peças importantes, como Ramos Mingo, Luciano Juba, Caio Alexandre e Erick Pulga.
Santiago Arias, que está convocado pela Colômbia, tem presença incerta no jogo contra o Fortaleza. Um desfalque certo é meio-campista Michel Araujo, que está suspenso.

