Lutando para deixar a zona de rebaixamento, o Esporte Clube Vitória vai precisar repetir o feito de 2024, para tentar ganhar uma sobrevida no Brasileirão. A última partida contra o Palmeiras no Allianz Parque traz uma ótima lembrança aos rubro-negros. Com gols de Osvaldo e Matheuzinho, o Leão venceu por 2 a 0, pela 20ª rodada da Série A.
A vitória sobre o Palmeiras foi decisiva para o Vitória começar o returno com o pé direito e iniciar uma recuperação histórica, saindo da zona de rebaixamento e conseguindo uma vaga para a Copa Sul-Americana. Já para o Verdão, os pontos fizeram muita falta, visto que perdeu o título brasileiro para o Botafogo.
Na partida em questão, o Vitória – comandado por Thiago Carpini – atuou com Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Léo Naldi; Matheuzinho, Osvaldo e Janderson.
Esse ano, os times jogaram pelo primeiro turno no Estádio Manoel Barradas. O Vitória chegou a abrir 2 a 0, com gols de Renato Kayzer e Erick, mas o Palmeiras – que entrou jogando com time quase reserva – colocou alguns titulares em campo e conseguiu empatar com gols de Piquerez (em pênalti polêmico) e Flaco López.
No histórico geral, as equipes duelaram em 46 oportunidades, com 26 triunfos do Palmeiras, 9 vitórias do Vitória, além de 11 empates. Quando se trata dos jogos em São Paulo, foram 22 confrontos: o Leão venceu apenas duas vezes, perdeu 15 e empatou 5.
O Vitória chega pressionado após retornar à zona de rebaixamento. O Leão caiu para o 17º lugar, com 35 pontos, sendo ultrapassado pelo Santos, que chegou aos 36 pontos. O Juventude, com 32, e Fortaleza, com 31, ainda lutam pela permanência. O Inter, em 15º com 37, também está na briga. Já o Palmeiras vem de derrotas para Mirassol e Santos, e deixou a liderança.

