O Esporte Clube Bahia acertou os últimos detalhes para oficializar a compra do goleiro Ronaldo junto ao Atlético-GO. O Esquadrão vai exercer a opção de compra e adquirir 80% dos direitos econômicos por R$ 5 milhões. O Dragão de Goiás fica com 20% dos direitos e poderá lucrar em uma venda futura.
Na última terça-feira, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, já havia confirmado o acerto encaminhado. “99% (vendido). Ele fez um campeonato perfeito. Hoje, é um goleiro para jogar em qualquer time do Brasil. O Bahia tem um trabalho muito bom, então não acredito que vá ter algum problema. É um jogador que merece tudo de bom”.
Natural de Salvador, Ronaldo de Oliveira Strada foi revelado pelo Esporte Clube Vitória, e teve suas primeiras oportunidades no time principal em 2018, quando atuou 21 jogos. No ano seguinte, disputou 19 partidas. Na temporada 2020, foram 37 atuações, sendo um dos destaques da equipe. Porém, ele sofreu uma lesão e ficou de fora do restante da temporada.
Em 2021, voltou a ficar à disposição, porém, acabou sendo afastado do elenco por contra do impasse na renovação de contrato. Mesmo sem chegar a um acordo, foi reintegrado em março e recuperou a titularidade, porém, se lesionou, e ao fim do contrato, acertou com o Atlético-GO, onde ficou quatro temporadas, disputando ao todo 141 jogos.
Ronaldo chegou ao Bahia em 2025 para disputar posição com Marcos Felipe, que vivia uma péssima fase e acabou sendo liberado para o futebol turco. Pelo tricolor, Ronaldo disputou 40 jogos, no início sofreu com as críticas por conta das falhas, mas deu a volta por cima, e vem sendo decisivo em vários jogos.

