Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo, como diria o lendário narrador esportivo brasileiro Fiori Gigliotti. O Campeonato Brasileiro da Série A encerrou neste domingo (07), com jogos eletrizantes. O campeão foi decidido antecipadamente e com merecimento, o Flamengo levantando a taça, mas ainda tinha briga pelo G-5 e contra o rebaixamento.
Bahia, Fluminense e Botafogo já estavam garantidos na Libertadores, mas faltava definir quem iria para a fase de grupos e para a preliminar. O Esquadrão perdeu para o Fluminense, por 2 a 0, no Maracanã, e terminou em 7º, ficando com a vaga para a Pré-Libertadores. O Fluminense, em 5º lugar, vai direto para a fase de grupos. O Botafogo ficou em 6º, e ainda sonha com a fase de grupos, caso Fluminense ou Cruzeiro ganhe a Copa do Brasil.
Na parte de baixo, os dois times que começaram a 38ª rodada dentro da zona de rebaixamento, se salvaram. O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0 no Barradão e terminou no 15º lugar. Já o Internacional derrotou o Bragantino por 3 a 1 e ficou no 16º lugar. Fortaleza (que tomou 4 a 2 do Botafogo) e Ceará (que tomou 3 a 1 do Palmeiras) foram rebaixados junto com Juventude e Sport.
Com Fortaleza, Ceará e Sport rebaixados, o Nordeste perde força na elite nacional e passa a ter apenas dois representantes na Série A em 2026, justamente Bahia e Vitória. Da Série B para a A, subiram Coritiba, Athletico-PR, Chapecoense e Remo.

