A Confederação Brasileira de Futebol vem realizando mudanças radicais no futebol brasileiro, e uma delas foi a alteração do formato da Copa do Brasil, que agora passa a ter a final disputada em jogo único, com um mando de campo definido antes do início do torneio.
De acordo com informação do ge.globo, o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, é o principal favorito para receber a primeira final em jogo único da Copa do Brasil, em 2026. Além disso, dirigentes defendem que o estádio seja a sede fixa da decisão.
O Mané Garrincha é visto como um estádio neutro, com ótima estrutura, capacidade para 72 mil lugares. Além disso, citam a localização geográfica de Brasília como um facilitador para o deslocamento de torcidas, assim como a estrutura de voos e de hotéis na cidade.
A edição de 2026 da Copa do Brasil será a primeira sob novo formato, com final em partida única, modelo que foi adotado recentemente pela Conmebol na Libertadores e na Sul-Americana.
A edição de 2025, disputada ainda no modelo de ida e volta, tem Vasco x Corinthians. Após o empate em 0 a 0 na Néo Química Arena, o jogo de volta será domingo, no Maracanã. O campeão receberá R$ 77 milhões só pelo título. As equipes já arrecadaram cerca de R$ 20 milhões das fases anteriores.
A Copa do Brasil aumentou de 92 para 126 equipes. Os 20 clubes da Série A têm vaga assegurada a partir da quinta fase, a última antes das oitavas de final. As quatro fases anteriores serão jogadas em partida única. Da quinta à semifinal, em jogos de ida e volta. O torneio também classificará duas equipes para a Libertadores do ano seguinte: o campeão, para a fase de grupos; o vice, para as fases prévias.

