O Esporte Clube Bahia estreou com o pé direito no Campeonato Brasileiro da Série A 2026, vencendo o Corinthians de virada, por 2 a 1, na Vila Belmiro. Breno Bidon abriu o placar para o Timão, mas o Esquadrão alcançou a virada com gols de Jean Lucas e Willian José (pênalti). Na entrevista pós-jogo, o técnico Rogério Ceni enalteceu o triunfo e disse que é muito significativo vencer o atual campeão da Copa do Brasil.
“Não era uma coisa rotineira, ganhamos três jogos aqui nos últimos anos. Você está vencendo o campeão da Copa do Brasil, que vai jogar uma final, muito significativo para a gente. Sexta vitória consecutiva no ano, temos jogo domingo no Campeonato Baiano, provavelmente trocaremos toda a equipe praticamente. Depois teremos o Fluminense em casa pelo Brasileiro. Lutar, mas é importante vencer o Corinthians aqui, torcida carrega o time”, disse.
“Jogar contra esse time do Corinthians, losango no meio, Garro, Memphis, Yuri Alberto, muitas alternativas de jogo. Quando encaixávamos a pressão de um lado, que eles não conseguiam sair, a gente tinha sucesso. Mas quando conseguiam, Garro flutuava e pifava os dois homens de frente. No segundo tempo decidimos que pressionaríamos um lado e, se eles passassem, a gente defenderia com linhas mais baixas. Corinthians é um dos melhores times do Brasil. Sofremos mais com o fato de não encontrar o Garro na linha anterior. Yuri para mim é um dos melhores noves do país atacando espaço. Parabenizar a todos pela postura que tiveram em campo. Começo do segundo tempo nos perdemos um pouco, pressão inicial, mas depois fomos nos encontrando”.
“Não começamos mal, tomamos contra-ataque, balançamos, infelizmente tomamos gol cedo, eles poderiam ter feito 2 a 0 e definido. Depois o time se encontrou, teve volume, alta intensidade, criou oportunidades, fez bom primeiro tempo, sustentou no 4-3-3, não baixou tanto. Intensidade por ter usado outros jogadores contra o Vitória, riscos que a gente tem que correr. Se tivéssemos utilizado time titular domingo não conseguiríamos correr dessa maneira. A gente faz a programação, responsabilidade minha, nós decidimos. Ganhamos os dois, mas poderíamos ter perdido os dois jogos. Hoje um time fortíssimo, arbitragem questionável. Irresponsabilidade do Michel no primeiro cartão amarelo, mas o árbitro no segundo [cartão] não poderia ter expulsado”.
O Esporte Clube Bahia tem novo compromisso no domingo (1º), às 18h30, diante do Porto-BA, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. Pela Série A, o Esquadrão volta a jogar na quinta-feira (05), às 19h, contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova, pela 2ª rodada.

