O Esporte Clube Bahia oficializou a transferência do lateral-esquerdo Matheus Bahia para o Internacional. O Esquadrão informou que manteve 40% dos direitos econômicos do jogador, de 26 anos, que iniciou a carreira profissional no Esquadrão. Foram 117 partidas, com 3 gols e oito assistências.
O Bahia não divulga valores, mas deve receber 1 milhão de euros (algo em torno de R$ 6 milhões). Matheus Bahia disputou as duas últimas temporadas pelo Ceará, que até tentou manter o jogador, mas o Esquadrão descartou um novo empréstimo e priorizou uma venda do atleta que tem vínculo até dezembro.
Natural de Salvador, Matheus Bahia Santos passou pelas divisões de base do Palmeiras e Athletico-PR antes de chegar ao Bahia, em 2018, inicialmente para reforçar o time sub-20. Em 2019, foi integrado ao elenco de transição, mas não ficou muito tempo e foi promovido ao elenco principal se tornando titular da equipe comandada pelo técnico Dado Cavalcanti.
Em 2020, disputou 15 jogos, 13 pelo Brasileirão e 2 pela Copa Sul-Americana. Em 2021, foram 51 partidas disputadas, 3 gols e 5 assistências. O lateral terminou 2021 em baixa e bastante criticado pela torcida, principalmente pelo pênalti cometido na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, que acabou rebaixando o Tricolor para Série B.
Ele iniciou 2022 como reserva, chegando a virar terceira opção, mas recuperou o bom futebol e reassumiu a titularidade, disputando 22 jogos. Em 2023, voltou a perder espaço por conta da concorrência. Foram 28 jogos, com uma assistência, sendo emprestado ao Ceará. No Vozão, o lateral recuperou o bom futebol, e em duas temporadas, disputou 93 jogos e deu 11 assistências.




