Anunciado nesta sexta-feira, o atacante Everaldo desembarcou em Salvador para se apresentar ao Esporte Clube Bahia. O jogador de 34 anos assinou com o clube baiano por empréstimo junto ao Fluminense até o final de 2026, após uma temporada defendendo a equipe carioca. Em entrevista, o centroavante se declarou ao Esquadrão, afirmou que está “voltando para casa” e disse que não pensou duas vezes em retornar.
“O Bahia é minha casa, velho. O Bahia é não só a minha, mas da minha família. A gente estava ansioso, por isso, felizmente, se concretizou, então, é como sempre, né? Como foi nos anos passados, não vai ser diferente agora, vou continuar me dedicando e dando o meu melhor pelo Bahia, e eu sei que tem grandes coisas que a gente tem pela frente a conquistar aí. Quando surgiu a oportunidade de voltar para o Bahia, eu não pensei duas vezes”.
Everaldo defendeu o Bahia entre 2023 e 2025, período em que marcou 34 gols em 124 jogos. Ele é o quinto maior artilheiro da Arena Fonte Nova, com 17 gols marcados no estádio. A busca do Bahia por Everaldo é para suprir a lacuna no ataque, visto que Alejo Véliz só chega em junho.
Everaldo foi vendido pelo Bahia ao Fluminense em fevereiro do ano passado por R$ 4,5 milhões. Pela equipe carioca, o centroavante disputou 61 jogos, marcou 9 gols e deu 3 assistências, sendo titular boa parte da temporada, seja com Renato Gaúcho ou com Zubeldía, mas não caiu nas graças da torcida.
Natural de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, Everaldo Stum foi revelado pelo Esportivo e acumula passagens por clubes como Grêmio, Caxias, CSA, Figueirense, Paysandu, EC Água Santa, Grêmio Novorizontino, Atlético-GO, Al-Faisaly (Arábia Saudita) e Querétaro (México), Chapecoense e Kashima Antlers (Japão).
Em três temporadas no futebol japonês, Everaldo disputou 101 jogos, com 34 gols marcados e 15 assistências. Em 2023, primeiro ano da SAF, foi contratado pelo Bahia para ser o tão aguardado camisa 9. Na primeira temporada, marcou 20 gols e deu 5 assistências em 60 jogos. Em 2024, entrou em campo 58 vezes, com 11 gols e 6 assistências. Ao todo, pelo tricolor baiano, o jogador soma 125 jogos, com 34 gols e 11 assistências.




