O atacante Alisson Santos, revelado no Esporte Clube Vitória, foi anunciado como novo reforço do Napoli, da Itália. O atleta de 23 anos foi emprestado pelo Sporting, de Portugal, que paga 3 milhões de euros pelo empréstimo e terá opção de compra fixada em 15 milhões de euros. O Vitória, clube que revelou o atleta, detém 10% dos direitos econômicos e pode lucrar em caso de uma venda.
Natural de Itapetinga (BA), Alisson de Almeida Santos é cria das divisões de base do Esporte Clube Vitória, onde está desde o sub-15. Em 2021, aos 18 anos, foi promovido ao elenco principal, disputando 13 jogos, um pelo Baianão, três pela Pré-Copa do Nordeste e nove pela Série B. Em 2022, reforçou o time sub-20 na Copa São Paulo, atuando em cinco jogos e dando duas assistências.
Retornou ao time principal após a Copinha, e atuou em 21 jogos, marcando um gol, na vitória por 2 a 1 sobre o Remo, pela Série C. Ele também atuou em 4 partidas pelo time sub-23 no Brasileiro de Aspirantes, anotando um gol. Ao todo, foram 44 jogos e um gol marcado pelo time principal. Após perder espaço, foi emprestado para Náutico e Figueirense, antes de chegar ao União Desportiva de Leiria, de Portugal, onde marcou 6 gols em 18 jogos.
Em julho de 2025, foi negociado pelo Vitória ao Sporting por 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 9 milhões), e se destacou nos primeiros jogos, mas depois teve uma queda de rendimento, porém, saiu do banco contra o Athletic Bilbao e marcou o gol que classificou o time português na Liga dos Campeões. Ele soma 30 jogos, marcando 3 gols e contribuindo com duas assistências.

