O Esporte Clube Vitória foi julgado, nesta quinta-feira (12), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por fatos ocorridos no clássico Ba-Vi do dia 16 de outubro de 2025, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão foi condenado a pagar multa de R$ 100 mil e também pegou uma punição de dois jogos sem torcida, porém, de acordo com o Bahia Notícias, o clube irá recorrer.
O clube foi enquadrado no artigo 213, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de desordem em praça de esporte. O motivo da punição foi uma briga nas arquibancadas que provocou uma avalanche de torcedores no setor onde fica a Torcida Uniformizada Imbatível, a TUI.
O Leão também foi multado em R$ 80 mil por cânticos homofóbicos direcionados ao Bahia e ao técnico Rogério Ceni durante o clássico, baseado no artigo 243-G do CBJD. A denúncia teve origem em representação apresentada pelo coletivo Canarinhos LGBT.
O Vitória recorre ao Pleno do STJD, e caso a punição seja mantida, o time baiano terá que jogar as partidas contra Atlético-MG e Mirassol, pela 6ª e 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, com portões fechados no Barradão.

