Em entrevista ao “Charla Podcast”, o atacante Elkeson, que está livre no mercado após passagem pelo futebol chinês, recordou a decisão entre Vitória e Santos, pela Copa do Brasil de 2010. O Leão, comandado por Ricardo Silva, acabou perdendo o título para o Peixe, treinado por Dorival Júnior.
Naquela final, o Vitória perdeu o jogo de ida, na Vila Belmiro, por 2 a 0, com gols de Neymar e Marquinhos. Na volta, diante de 34 mil torcedores no Barradão, o Leão venceu por 2 a 1, mas ficou com o vice-campeonato. Os gols do Leão foram de Wallace e Júnior. Edu Dracena fez para o Peixe.
Na primeira partida, Elkeson revelou a logística ruim que o Vitória fez, ficando 14 dias treinando em Mogi Mirim, e saindo de lá no dia do jogo, para evitar o barulho de fogos na véspera. A delegação saiu de madrugada, viajando quase o dia todo, passando por uma cidade, e indo para Santos apenas horas atrás da partida.
“Lembrando dessa época de 2010, eu acho que o torcedor do Vitória não sabe. É óbvio que o time do Santos era uma seleção, o nosso time ali era muito forte, mas a logística que fizeram com a gente no dia do jogo… Eu era novo, não tinha que opinar nada, eu só tinha que fazer meu trabalho ali, mas tipo assim, ficamos acho que 12, 14 dias treinando em Mogi Mirim, e no dia do jogo, a gente fez uma viagem”.
“O jogo era 9h da noite, a gente acordou 4h da manhã ou 5h da manhã, a gente teve que ir para uma cidade porque queria evitar os fogos lá, para a galera dormir bem, então a gente fez uma viagem de Mogi Mirim para outra cidade, chegou lá tipo 8, 9h da manhã, aí tomamos café, almoçamos, aí fomos 6h da tarde para Santos, pegamos uma viagem de uma hora, uma hora e meia até o jogo. Muitos jogadores ali dormindo”.
Elkeson também lembrou que no jogo de ida, o atacante Júnior Diabo Loiro, que era o artilheiro do Vitória, ficou no banco do Vitória, provavelmente por “alguma treta”.
“Primeira bola, o cruzamento, Neymar joga de peito, 1×0. Segunda bola, Ganso bateu uma falta na trave. O time do Santos era muito forte. Quando Neymar pegava a bola e ia para cima, Wallace começava a rezar. E o Júnior Diabo Loiro ficou no banco, nosso artilheiro no banco, alguma treta teve. Era uma peça importante pra gente”, finalizou.

