O Esporte Clube Vitória se apega ao excelente retrospecto recente diante do Atlético-MG para trazer um bom resultado de Belo Horizonte e iniciar uma recuperação no Campeonato Brasileiro da Série A, onde ainda não venceu e amarga a lanterna, após derrotas para Juventude e Flamengo.
Nos últimos seis jogos contra o Galo, o Leão venceu quatro, um deles com uma grande atuação em 2024, quando deu início a uma arrancada heroica, saindo da zona de rebaixamento e conquistando a vaga para a Sul-Americana. Diga-se, no ano passado, o Vitória fez dois jogos memoráveis contra o Atlético-MG.
No primeiro turno, após desencantar vencendo o Internacional por 2 a 1 no Barradão, o Vitória recebeu o Atlético-MG no Barradão, pela 10ª rodada e aplicou um 4 a 2, com gols de Matheuzinho, Willian Oliveira (2x) e Eryc Castillo. No returno, agora na Arena MRV, o Rubro-Negro chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas conseguiu diminuir com Wagner Leonardo e empatar com uma pintura de Alerrandro. O Leão ainda teve a chance de virar a partida.
Apesar do retrospecto recente ser favorável ao Vitória, o Atlético-MG leva vantagem no histórico geral. Em 54 encontros, foram 24 triunfos do Galo contra 14 do Leão, além de 16 empates. Considerando apenas jogos em Minas Gerais, foram 27 partidas, com 16 vitórias do Atlético-MG e 3 do Rubro-Negro, além de 8 empates.

