O Botafogo amargou mais um tropeço fora de casa no Brasileirão e segue sem vencer como visitante, ao ser derrotado pelo Bahia, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada. Na entrevista após o jogo, o técnico Renato Paiva afirmou que o time alvinegro foi superior no segundo tempo, mas faltou ter a mesma eficiência do Bahia para balançar a rede.
“No primeiro tempo, não conseguimos criar grandes oportunidades de gol. O Bahia também não, mas conseguiu concretizar, fazer 1 a 0 e ir em vantagem para o intervalo. Depois, corrigimos algumas situações em termos defensivos, e o segundo tempo foi praticamente nosso. Se tivéssemos a mesma eficácia do Bahia, pelo menos teríamos empatado. No segundo tempo, tivemos mais de uma oportunidade clara. Não aproveitamos e fomos penalizados, mais uma vez perdendo fora e mais uma vez perdendo por 1 a 0. O nosso nível de eficácia ofensiva tem que melhorar, porque criamos oportunidades claras e suficientes para pelo menos empatar”, analisou Paiva.
“O plano de jogo é povoar as bolas fora, porque o Bahia defende com uma linha de quatro atrás que é fechada por dentro com cinco médios e um avançando esperando o erro do adversário. Nós deveríamos ter agredido essa linha de cinco para ter jogado dentro e encontrado fora, ou para sobrecarregar a área ou para trocar passes perto do gol. Meu desespero é que a gente tinha essa bola para entrar fora e não conseguíamos. E aí o Bahia recuperava a bola e nos punia nas transições”.
“Eu tenho uma ideia muito clara do jogo e acho que nem vou ter que revê-lo, mas é claro que vou fazer porque é meu trabalho. Na segunda parte nós corrigimos isso com a primeira linha de construção a três para superar os cinco. Tive um desespero de não ver a bola para fora por mais vezes do que gostaria. Conseguimos fazer na segunda parte, mas aí já foi na base de cruzamentos, cruzamentos, cruzamentos… O Bahia baixou, montou uma linha de cinco e ficou mais difícil”.

