Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, já começou a movimentação para as novas eleições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Neste sábado, dirigentes de clubes da Libra e da LFU (Liga Forte Futebol) se reuniram e divulgaram uma nota declarando apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de futebol. Entre os clubes, estão Bahia e Vitória.
Um possível candidato de Reinaldo Bastos é Samir Xaud, de 41 anos, que é o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol e conta com apoio da maioria das federações. O roraimense enfrenta rejeição de clubes, principalmente da Série A, por vir de federação com pequena relevância no cenário nacional do futebol. Dos 40 times das Séries A e B, oito não assinaram a nota de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos: Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo, no bloco da Libra, e Botafogo, Vasco e Athletic, pela LFU.
Da Série A, assinaram a nota de apoio a Reinaldo Bastos os clubes: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória. Da Série B, tivemos: Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Criciúma, Coritiba, CRB, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova.
Vale lembrar que clubes da Série A têm voto peso 2, e as equipes da Série B têm peso 1. As federações têm peso triplicado no pleito. Para ser eleito presidente da CBF, um candidato precisa, pelo menos, de 71. Para concorrer à presidência da CBF, um candidato deve ter apoio de oito federações e cinco clubes.


